Ator Pedro Paulo Rangel morre aos 74 anos

Mirella Joels

Ator Pedro Paulo Rangel morre aos 74 anos
Foto: Divulgação

O ator Pedro Paulo Rangel morreu no fim da madrugada desta quarta-feira (21). Aos 74 anos, o artista estava internado no Centro de Terapia Intensivo (CTI) da Casa de Saúde São José, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Desde o dia 30 de novembro, ele tratava uma descompensação do quadro de enfisema pulmonar. A causa da morte ainda não foi divulgada.

O início no teatro

Filho do casal de funcionários públicos Alzira Marques Rangel e Lélio Rangel, Pedro Paulo se interessou por teatro desde criança. Aos 11 anos teve contato com a arte por influência de um vizinho que era ator amador. Ainda jovem, escreveu a peça Quando os Pais Entram de Férias.Mais tarde, estudou no Conservatório Nacional de Teatro, atual Escola de Teatro da Universidade Federa do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Na época, estudou com Marco Nanini, que já conhecia do grupo de teatro da igreja do qual participou.Estreou no teatro profissional em 1968, com a peça Roda Viva, de Chico Buarque de Hollanda. Ele seguiu no teatro por anos e acumulou prêmios, como o Prêmio Shell, em 2004, pelo monólogo Soppa de Letra.

Pedro Paulo em “Vale Tudo”. Foto: ReproduçãoPedro Paulo na TV Pirata. Foto: ReproduçãoAtor Pedro Paulo na novela Saramandaia. Foto: Reproduão/GloboFábio Jr e Pedro Paulo Rangel em “Pedra sobre Pedra”. Foto: Reprodução/Globo

Carreira na TV

Em 1969, o ator estreou na TV, na Rede Tupi. Três anos depois, ele recebeu um convite do diretor Moacyr Deriquém para trabalhar na TV Globo após ser visto atuando na peça Castro Alves Pede Passagem.A estreia de Pedro Paulo na emissora global foi na novela Bicho do Mato. Entre os trabalhos mais marcantes do ator, estão as novelas Gabriela (1975), Saramandaia (1976), Vale Tudo (1988), e o humorístico TV Pirata (1988).Além de fazer o primeiro nu masculino da televisão brasileira na novela Gabriela, ele interpretou um dos primeiros gays da TV brasileira, o Adamastor, da novela Pedra sobre Pedra (1992). Também atuou nos programas humorísticos A Diarista e Sob Nova Direção, que fizeram sucesso entre os anos de 2004 a 2007.

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Vem Kikando/Sobrado passa pelo Porto Alves e está nas semifinais Anterior

Vem Kikando/Sobrado passa pelo Porto Alves e está nas semifinais

Grande explosão destrói restaurante do grupo Coco Bambu em Teresina, no Piauí Próximo

Grande explosão destrói restaurante do grupo Coco Bambu em Teresina, no Piauí

Geral